quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Educação Física e Lazer


   Introdução


   Com pespectivas de resgatar o lazer, para além do mero entretenimento. E o tornando como uma ferramenta de transformação , um importante elemento, a ser considerado  pela Educação Física, na sua prática pedagógica. Indo assim muito além de uma mera prática para alunos .  Podemos destacar  desde muito tempo, o lazer como forma de relacionamento  principalmente hoje em dia ,  com dias cada vez mais estressantes , muitos acabem encontrando nele, uma forma de refugio e relaxamento.

  Não podemos deixar de falar também da participação lúdica na vida infantil, que vem sendo furtada , talvez pela necessidade de ingressa-las cada vez mais cedo no consumo de determinados bens , que valorizam a mercadonização,  ou pela necessidade de trabalhar e garantir assim a sua sobrevivência . A sociedade se esquece que a criança deve ser considerada produtora da cultura , a dimensão lúdica da cultura da criança vem desaparecendo.


Apontamentos da Pedagogia da Animação

    As escolas ( Educação Física)impõe novos jogos de caráter utilitarista, jogos que mantém a ordem estabelecida , já nesse sentido os melhores habilitados são as crianças. Compreendendo que esta é sim produtora da cultura. Ao contrário do que a lógica mercadológica  afirmava.

  A escola no sentido de uma pedagogia da animação, deve acordar o aluno apartir de sua experiência lúdica. Promovendo a esperança de uma realidade mais humana. Trabalhando uma prática pedagógica que possibilite a mudança do futuro, trabalhando no presente.
 Renata. C.P. Sobrinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário