Introdução
Com pespectivas de resgatar o lazer, para além do mero entretenimento. E
o tornando como uma ferramenta de transformação , um importante elemento, a ser
considerado pela Educação Física, na sua
prática pedagógica. Indo assim muito além de uma mera prática para alunos
. Podemos destacar desde muito tempo, o lazer como forma de
relacionamento principalmente hoje em
dia , com dias cada vez mais
estressantes , muitos acabem encontrando nele, uma forma de refugio e
relaxamento.
Não podemos deixar de falar também da participação lúdica na vida
infantil, que vem sendo furtada , talvez pela necessidade de ingressa-las cada
vez mais cedo no consumo de determinados bens , que valorizam a
mercadonização, ou pela necessidade de
trabalhar e garantir assim a sua sobrevivência . A sociedade se esquece que a
criança deve ser considerada produtora da cultura , a dimensão lúdica da cultura
da criança vem desaparecendo.
Apontamentos da
Pedagogia da Animação
As escolas ( Educação
Física)impõe novos jogos de caráter utilitarista, jogos que mantém a ordem
estabelecida , já nesse sentido os melhores habilitados são as crianças.
Compreendendo que esta é sim produtora da cultura. Ao contrário do que a lógica
mercadológica afirmava.
A escola no sentido de uma pedagogia da animação, deve acordar o aluno
apartir de sua experiência lúdica. Promovendo a esperança de uma realidade mais
humana. Trabalhando uma prática pedagógica que possibilite a mudança do futuro,
trabalhando no presente.
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