quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Educação Física e Lazer


   Introdução


   Com pespectivas de resgatar o lazer, para além do mero entretenimento. E o tornando como uma ferramenta de transformação , um importante elemento, a ser considerado  pela Educação Física, na sua prática pedagógica. Indo assim muito além de uma mera prática para alunos .  Podemos destacar  desde muito tempo, o lazer como forma de relacionamento  principalmente hoje em dia ,  com dias cada vez mais estressantes , muitos acabem encontrando nele, uma forma de refugio e relaxamento.

  Não podemos deixar de falar também da participação lúdica na vida infantil, que vem sendo furtada , talvez pela necessidade de ingressa-las cada vez mais cedo no consumo de determinados bens , que valorizam a mercadonização,  ou pela necessidade de trabalhar e garantir assim a sua sobrevivência . A sociedade se esquece que a criança deve ser considerada produtora da cultura , a dimensão lúdica da cultura da criança vem desaparecendo.


Apontamentos da Pedagogia da Animação

    As escolas ( Educação Física)impõe novos jogos de caráter utilitarista, jogos que mantém a ordem estabelecida , já nesse sentido os melhores habilitados são as crianças. Compreendendo que esta é sim produtora da cultura. Ao contrário do que a lógica mercadológica  afirmava.

  A escola no sentido de uma pedagogia da animação, deve acordar o aluno apartir de sua experiência lúdica. Promovendo a esperança de uma realidade mais humana. Trabalhando uma prática pedagógica que possibilite a mudança do futuro, trabalhando no presente.
 Renata. C.P. Sobrinho

sexta-feira, 17 de agosto de 2012


LAZER DA ESCOLA
Quando se fala em lazer da escola, imagina-se de imediato o momento mais esperado pelos alunos, a aula de educação física. Pois nessa disciplina foge-se de todos os padrões das demais que se limitam a quatro paredes, um quadro onde se escreve o conteúdo programático e os exercícios a serem realizados pelos alunos. A aula de educação física surge então como uma válvula de escape para que os alunos possam extravasar suas energias e ao mesmo tempo prepará-los para uma nova aula em uma sala. Evidentemente não se pode fazer das aulas de educação física um momento de diversão sem conteúdo e objetivo, se faz necessário um planejamento do que vai ser ministrado para os alunos eufóricos por um momento de lazer.
A Educação física enquanto componente curricular da educação básica deve assumir uma outra tarefa: introduzir e integrar o aluno na cultura corporal de movimento, formando o cidadão que vai produzi-la, reproduzi-la, instrumentalizando-o para usufruir do jogo, do esporte, das atividades rítmicas e dança, das ginásticas e práticas de aptidão física em benefício da qualidade de vida (BETTI e ZULIANI, 2002, p. 75).
Nos dias atuais é normal falar sobre qualidade de vida, e promover essa qualidade é de fundamental importância para qualquer pessoa, e a educação física tem esse papel de preparar a cada criança, jovem e adulto para uma vida saudável, ou seja, viver bem a cada momento.
Na escola quando chega o momento do intervalo das aulas, as crianças se reúnem para brincar, esse momento é caracterizado por muita diversão. Os alunos formam pequenos grupos para aproveitar esse momento livre das aulas tradicionais e cada segundo parece ser uma eternidade de um intenso prazer de estar interagindo uns com os outros. Observando o lazer da escola os professores de educação física passaram a canalizar esse momento para dentro de suas aulas obtendo resultados bastante significantes nas suas aulas e nas demais disciplinas que aderiram a aliança do útil ao agradável, o conteúdo a ser passado para os alunos de uma forma agradável e divertida.http://educa-a-acaofisica.blogspot.com.br/2012/02/educacao-e-o-lazer-em-nossa-sociedade.html
 Maximiliano Oliveira